quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Limpar password do Subclipse

Muito fácil! Muito simples! Quando você manipula o gerenciamento de versões via Eclipse, com o plugin Subclipse, tradicionalmente opta por salvar as credenciais do servidor SVN na sua máquina. Se precisar trocar o usuário, você se depara com uma feature (ou a inexistência dela). O fato é que, pela interface do Eclipse, o plugin não torna possível "zerar" suas credenciais de acesso ao servidor SVN. Para isto, é necessário executar os passos a seguir. Mas antes se deve verificar qual cliente SVN esta sendo usado pelo Subclipse (vá em Preferences > Team > SVN > SVN interface).

  • Usando Subclipse com JavaHL:

  • Existe um arquivo chamado "svn.simple". Nele se encontram o username e password utilizado. Basta apagar estas informações dentro do arquivo.
    Sistemas Unix-like:
    ~/.subversion/auth/svn.simple
    Windows 7:
    C:\Users\[usuario]\AppData\Roaming\Subversion\auth\svn.simple
    Windows XP:
    C:\Documents and Settings\[usuario]\Application Data\subversion\auth\svn.simple


  • Usando Subclipse com SVNKit:

  • DELETAR o arquvo no seguinte caminho:
    [eclipse_home]/configuration/org.eclipse.core.runtime/.keyring

    Thanks ;-)

    sexta-feira, 9 de setembro de 2011

    Escrita de arquivos em Java: FileWriter e FileOutputStream

    Em Java existem diferentes formas de se escrever dados em arquivos. Duas delas são através da utilização das classes FileWriter e FileOutputStream. Mas se exitem diferentes formas de escrita, qual é a diferença entre elas? FileOutputStream se destina à escrita fluxos de raw-bytes (bytes individuais que isoladamente não representam valores, e por sua vez, precisam ser agrupados para constituir informação), tais como dados de imagem, música ou arquivos executáveis, ao passo que, para escrever streams de caracteres, considere usar FileWriter.

    Abaixo, exemplos de utilização destas duas abordagens:
    FileOutputStream:

    FileWriter:

    No primeiro código, temos a escrita de 1024 bytes em um arquivo binário. No Segundo código, temos a escrita de 1024 caracteres em um arquivo texto. Caso o array de bytes do primeiro código, fosse escrito em disco, utilizando-se FileWriter do segundo código, o arquivo iria possuir valor diferente, em função da codificação de caracteres utilizada pelo FileWriter. Entretanto, se você tiver um array de caracteres, poderá utilizar o FileOutputStream porque este, ao efetuar a escrita, não re-codifica os bytes recebidos na entrada.

    Abraço,
    Até mais!

    Referências:
    FileOutputStream Javadoc
    FileWriter Javadoc