A idéia aqui é montar dois programas, um cliente e um servidor, onde o cliente envia através Socket TCP a mensagem 'Ola' ao servidor, que exibe a mensagem na tela.
Um pouco sobre Sockets: Socket é a implementação de uma camada de comunicação entre pocessos que pode ser realizada através de uma rede. Em uma rede TCP/IP, um socket trabalha entre a camada de transporte e a de rede. Para o estabelecimento de um Socket, um elemento essencial é o número da porta de comunicação: é este que irá identificar quais processos estarão se comunicando. O TCP é um protocolo de comunicação confiável e para isto possui mecanismos para garantia da integridade da comunicação. A comunicação via TCP é estabelecida através de conexão, ou seja, estabelece-se um canal fechado bidirecional entre as duas partes envolvidas.
A seguir temos os códigos-fonte produzidos no desenvolvimento.
Cliente
O cliente construído recebe 2 parâmetros em sua linha de comando: host do servidor e porta de comunicação. Em seguida repassa estes dados ao instanciar a classe que irá tratar da comunicação. É passado ao método de comunicação o texto da mensagem a ser enviada. Ao final do processamento é exibida na tela uma mensagem de sucesso ou falha na comunicação.
Servidor
O servidor recebe como parâmetro da linha de comando o número da porta em que irá executar. Este dado é passdo então ao objeto da classe que executa a comunicação. Em seguida é estabelecido o Socket do servidor para a "escuta" na porta especificada. Ao receber uma conexão, o servidor "lê" da stream de entrada os bytes recebidos e os joga na tela até o fim da transmissão. Caso ocorra algum erro de comunicação, o servidor mostra uma mensagem informativa.
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